MENSAGEM DE NATAL E ANO NOVO DE S.S. O PATRIARCA

Pela Graça de Deus, Ignatius Afrem II,
Sumo Pontífice da Igreja Universal Sirian Ortodoxa

Filhos amados em Cristo,
A graça de Nosso Senhor Jesus Cristo esteja convosco,0

“Nele estava a vida, e a vida era a luz dos homens” (João 1:4)

A festa da natividade de Nosso Senhor chama a nossa atenção para a Grande Verdade Divina que é, “O Verbo se fez carne”, significando que Deus se encarnou a fim de salvar o homem e a relação do amor eterno entre Deus, o Criador e o homem, criado, rompida pela desobediência e agora é restaurada quando Deus se fez carne e “habitou entre nós”. (João 1:14)


A fé cristã é baseada nesta doutrina, a saber que Nosso Senhor, Jesus Cristo, é o Deus encarnado, “e em crendo-O assim tenhais a vida em Seu nome”. (João 20:31). Nesta fé o fiel cristão tem certeza que “as trevas não superaram Cristo, e, não O superarão também” (João 1:5) porque o Senhor Jesus nascido neste mundo de trevas, “se tornou a luz do mundo” (João 8:12)

Como são belas as palavras de São Tiago de Serug, o Mestre da nossa Igreja sobre o nascimento de Cristo: “Dizem que a Luz surgirá da escuridão, Olhem, o sol (Cristo) surgiu do povo para os povos. E eles se resplandeceram através dEle”. (Canto 203: 62)

Este é o único evento divino que São Paulo chama de grande mistério dizendo: “Visivelmente, sem dúvida, o mistério da nossa religião é grande, Deus foi revelado na carne”. (I Timóteo 3:16)

A encarnação de Cristo trouxe de volta a esperança ao povo como proclamado pelos anjos: “Glória a Deus nas Alturas e paz na Terra aos homens de boa vontade” (Lucas 2:14)

Através do seu nascimento a esperança foi renovada sobre a face da Terra, a alegria aumentou, salvação nasceu. Em verdade, grande é este mistério que elimina o medo dos corações dos povos, afasta as dúvidas das suas mentes e os fortalece para que não se sintam inseguros, mas, certos que Deus, “o Emanuel está conosco” (Mateus 1:23), desde o princípio porque “estava no mundo, e o mundo foi feito por Ele”. (João 1:10)

No entanto, hoje o mundo está cheio de medo e ansiedade, resiste à Verdade, atacam a honestidade e a fé, o homem naufraga e perece seduzido pelas tentações irresistíveis e pelo pecado que são apresentados disfarçados de virtude e liberdade. Quão escuro é o nosso mundo onde a injustiça, o mal, o ateísmo e a morte se espalham; no entanto, nós não tememos, porque confiamos que Cristo nosso “Deus resplandece na escuridão e a Sua luz nós a vemos”. (Salmo 36:9). A boa nova do anjo aos pastores nos fortalece: “Não temais, porque eis aqui vos venho anunciar uma grande alegria que o será para todo o povo! E é que hoje vos nasceu na cidade de Davi o Salvador que é o Cristo Senhor”. (Lucas 2: 10-11)

Vamos agarrar esta oportunidade e contemplar o mistério da natividade onde encontramos a humildade do Senhor que “aniquilou a si mesmo, tomando a natureza do servo, fazendo-se semelhante aos homens, sendo reconhecido na condição como homem” (Filipenses 2:7), abandonando Sua grande glória para nos salvar e perceber Seu desejo de habitar entre nós como uma criança, optando pela simplicidade e a pobreza da manjedoura aos palácios luxuosos. Assim, entendemos que “os caminhos de Deus diferem dos caminhos dos homens” (Isaías 55:8), pois, os seus cominhos levam à salvação e santidade.

Enquanto o Oriente Médio persiste em sofrer devido às guerras, destruição e a deterioração da situação econômica afetando a vida diária da população, oferecemos nossas orações ao Cristo, Rei da Paz, suplicando-lhe resplandecer a sua Luz no meio das trevas e que Sua Paz reine nos nossos países para que a estabilidade e a segurança retornem à terá natal.

Neste período de alegria e esperança, conclamamos novamente os que decidem e a população de boa vontade que façam tudo que puderem para o retorno dos dois arcebispos sequestrados de Alepo (Síria); Suas Eminências, Boulos Yazigi e Mor Gregorios Youhanon Ibrahim, esperançosos em podermos alegrar com o seu retorno e celebrar com eles estas festividades natalinas, e, todas as outras porvir.

Finalmente de todo nosso coração felicitamos a todos por ocasião do Natal e Ano Novo. Oramos para que este ano de 2020 seja pleno de esperança e que o Senhor possa abençoar a todos em segurança, paz e saúde, sucesso e prosperidade.

FELIZ NATAL, FELIZ ANO NOVO!