A Igreja Sirian Ortodoxa

QUE IGREJA É ESSA?

A Igreja Sirian Ortodoxa de Antioquia é a mesma comunidade que formou a Igreja de Antioquia, a qual encontramos na Bíblia. Esta Igreja é a mais antiga de toda cristandade, depois que os discípulos do Senhor saíram de Jerusalém. Foi fundada pelos apóstolos São Paulo e São Barnabé no ano 34 d.C, como encontramos no Novo Testamento, que afirma ter sido na cidade de Antioquia onde os seguidores de Cristo foram chamados pela primeira vez de “cristãos” (Atos 11, 26).

Também foi em Antioquia que São Pedro foi bispo pela primeira vez, por isso ele é considerado nosso primeiro Patriarca e, a partir dele, seguiu-se uma sucessão ininterrupta de patriarcas legitimamente sucessores de São Pedro na Santa Sé de Antioquia. Nosso atual patriarca é Sua Santidade Mor Ignatius Aphrem II Karim, 123º Patriarca de Antioquia e Todo Oriente e sucessor de São Pedro na Sé de Antioquia

E O QUE É ORTODOXA?

A Igreja é chamada de “Ortodoxa”, que significa “Doutrina reta” ou mesmo "Louvor correto", por ter permanecido fiel à tradição, doutrina e a fé de Jesus Cristo transmitida aos seus apóstolos e estes aos seus legítimos sucessores, ou seja, os bispos e patriarcas da Santa Igreja. É também ORTODOXA por manter-se fiel ao credo Niceno – Constantinopolitano, aos primeiros Concílios Ecumênicos e aos ensinamentos dos Santos Padres.

E O QUE É SIRIAN?

A palavra “Sirian” é usada desde o início para referir-se à Igreja de Antioquia, que tem como língua litúrgica o “siríaco” (aramaico), que era o idioma que o próprio Cristo falava, bem como sua santíssima mãe e os apóstolos. Além do português, nós utilizamos em nossas celebrações e liturgias o idioma siríaco como forma de manter viva a tradição oriental de nossa Igreja.

É também na capital da Síria, na bíblica cidade de Damasco, que está a sede do patriarcado de nossa Igreja, onde reside o Patriarca de Antioquia.

E COMO ESSA IGREJA DE TÃO LONGE VEIO PRA CÁ?

A Igreja Sirian Ortodoxa de Antioquia chegou ao Brasil na primeira metade do século XX, com os imigrantes sírios, libaneses, turcos e iraquianos para manter viva a forma de crer e rezar de seus países de origem. Com o tempo, os brasileiros começaram a conhecer a Igreja e sua forma de viver a fé cristã, começando então a fazer parte de nossas comunidades, sendo hoje a Igreja Sirian Ortodoxa no Brasil uma Igreja não só para imigrantes, mas para todos, presente em 15 estados brasileiros.